Cinema brasileiro investe em filmes para adolescentes

Até o fim do próximo verão, chegarão aos cinemas dois filmes brasileiros sobre o universo adolescente, com protagonistas que ainda nem saíram da escola.

O primeiro a estrear será “Sonhos Roubados”, da diretora Sandra Werneck, de “Cazuza – O Tempo Não Para” (2004). O filme –baseado no livro “As Meninas da Esquina”, de Eliane Trindade, editora da Revista da Folha— conta a história de três amigas de 14 a 16 anos, moradoras de uma favela.

Pedro Carrilho/Folha Imagem
Amanda (loira), Kika e Nanda (à frente), as protagonistas de "Sonhos Roubados", de Sandra Werneck
Amanda (loira), Kika e Nanda (à frente), as protagonistas de “Sonhos Roubados”

Daiane, que sonha em fazer uma festa de 15 anos, é violentada pelo tio com quem mora. Sabrina se envolve com um traficante e engravida. Ao saber disso, o pai do bebê foge, e ela tem que criar seu filho sozinha, com apenas 16 anos. Jéssica, da mesma idade, já tem um filho. Órfã, ela ainda precisa sustentar o avô, com quem mora. As três encontram a mesma solução para seus problemas financeiros: prostituir-se.

“Elas têm sonhos e desejos de adolescentes de qualquer classe social, mas, nesse universo, a sobrevivência move tudo”, explica Sandra. “Fazer “programa” serve para comprar coisas básicas como o leite da filha pequena, mas também para comprar a calça da Gang, uma forma ser como outras adolescentes.”

Caras novas no elenco

Para viver essas adolescentes, Sandra fez dezenas de testes em busca de atrizes pouco conhecidas. E chegou ao grupo formado por Amanda Diniz, 15, Kika Farias, 24, e Nanda Costa, 22.

Amanda faz teatro desde os sete anos e já fizera Narizinho em alguns episódios de “Sítio do Picapau Amarelo”. Kika só havia participado de algumas montagens teatrais amadoras.

Só Nanda tinha mais experiência, com papéis em uma novela e em um especial da Globo, além de outros quatro filmes. Ela diz que também terá um papel na próxima novela de Manoel Carlos, o que em breve deve torná-la mais conhecida.

Retrato falado

Outro filme com temática e elenco teen, com estreia prevista para o início de 2010, é “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky, de “Bicho de Sete Cabeças” (2001).

Caio Guatelli/Folha Imagem
Francisco, o Mano de "As Melhores Coisas do Mundo", da diretora Laís Bodansky
Francisco, o Mano de “As Melhores Coisas do Mundo”, da diretora Laís Bodansky

O longa também é inspirado em uma obra literária, uma série de livros da escritora Heloisa Prieto e do colunista da Folha Gilberto Dimenstein, em que o protagonista é sempre o adolescente Mano.

Na adaptação, no entanto, a diretora e o roteirista Luiz Bolognesi mergulharam com tudo no universo adolescente. “Não queria fazer uma caricatura do que é o adolescente”, diz Laís. Com isso em mente, a dupla consultou alunos de várias escolas paulistanas.

Em cada uma, grupos de adolescentes leram, criticaram e sugeriram mudanças em cada versão do roteiro. Daí saiu a história de Mano, garoto de 16 anos que sonha em ser guitarrista e alimenta uma paixão platônica por uma garota da escola, enquanto enfrenta em casa a separação dos pais.

E na hora de escolher os adolescentes do elenco, a produção voltou à escola. Laís viu vídeos de 2.500 alunos e fez outras etapas de testes até escolher Francisco Miguez, 14, e Gabriela Rocha, 16.

Antes de começarem a filmar, nenhum dos dois pensava em ser ator, apesar de Gabriela já ter feito aulas de teatro. Mas agora já é diferente.

“Eu queria ser chef de cozinha. Agora, sei lá. Acho mó legal [ser atriz]”, diz Gabriela. Para Denise Fraga, atriz que faz a mãe de Mano no filme, os dois têm futuro.

“Eles sabem se colocar de primeira numa cena. É bonito de ver esse frescor. E é legal porque eles estão falando do próprio universo deles”, diz.

Fonte: Folha Online

 

Anúncios

Uma resposta to “Cinema brasileiro investe em filmes para adolescentes”

  1. Gostei muito deste post. Achei também o blog em geral muito bom.
    Parabéns, trazer notícias de uma forma fácil e direta é o que todos querem; é o que eu quero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: